Fazer uma viagem de férias é uma delícia e o trabalho da nossa equipe é cuidar para que sua experiência seja cheia de momentos alegres e inesquecíveis. A melhor forma de atingir esse objetivo é com planejamento. Quando trabalhamos assim, a quantidade de imprevistos fica bem reduzida e a chance de tudo ser perfeito é bem maior.
Todavia, a situação se complica um pouco quando viajamos com criança. Neste caso, não basta ter sonho, dinheiro e planejamento, é preciso ter muita energia no corpo – e mãos para carregar o que é necessário, como mamadeira, leite em pó, comidinhas, frutas, lanches, fraldas, shampoo especial, protetor solar…
Isso mostra como uma mesma viagem é diferente para cada tipo de pessoa. Por exemplo, você já imaginou quais os desafios de sair de férias com uma criança, um adolescente ou adulto autista?
Para ajudar a realizar o sonho dessas famílias especiais, nós passamos por um período de capacitação para entender a realidade desse cenário e como podemos ajudar.
Nossa equipe passou por um treinamento importante para ajudar a atender as necessidades dessas famílias e pode ajudá-las na orientação desde a escolha de um destino de férias até a elaboração de uma história social que facilite o processo.
Após esse treinamento, nós recebemos o certificado de Empresa Amigo do Autista. Isso significa que estamos preparados para entender as dificuldades de viajantes com TEA e ajudá-los durante a viagem.
Com o conhecimento obtido, pudemos entender mais sobre as restrições, hipersensibilidade e como os viajantes azuis são afetados pelo excesso de estímulo visual ou sonoro. Também aprendemos como lidar com isso e que tipo de estratégias sugerir para evitar crises durante a viagem essa viagem tão sonhada. Assim, o viajante azul pode aproveitar ao máximo a experiência e oportunidade de conhecer um lugar novo.
Nosso treinamento nos deu técnicas que podem ajudar no planejamento familiar para que sair da rotina não seja um processo doloroso e para que os viajantes possam se antecipar às novas situações que viverão.
Além disso, nós sabemos o quão difícil é se sentir excluído, especialmente em uma viagem com a família. Para evitar que isso aconteça com nossos passageiros, vamos sugerir destinos que sejam “Autism Friendly” ou “Amigável ao Autista”, em português.
Também ajudaremos os pais a montar o perfil do viajante azul para que a pessoa com TEA possa se comunicar de maneira eficaz quando chegar a hora.
Por isso, se você tem TEA ou tem algum autista na família, procure a nossa equipe. Nós podemos ajudar a planejar e colocar em prática uma viagem que seja prazeroso para todos.
Nossa meta é acolher e orientar o maior número de famílias para que o sonho de uma viagem possa ser realizado com sucesso e que novas experiências venham acontecer com essas famílias!
A equipe Sonho e Magia Viagens irá participar dessa jornada com você.